Conhecendo Gramado – parte 2

Resolvi falar neste segundo post dos lugares aos quais visitei quando estive em Gramado, Canela e arredores. Vocês já devem ter ouvido falar que Gramado é uma cidade linda, mas além de linda é recheada de lugares incríveis para se visitar; Canela e Nova Petrópolis também não ficam atrás! O problema é que alguns passeios tem horários definidos e nem sempre sobra tempo para visitar 2 lugares em um dia só. Mas nada que você não possa fazer numa próxima visita! Bem, segue aqui alguns dos passeios que fiz e gostei muito…

Le Jardin – Parque de Lavanda

dscn6372

Quase chegando ao centro de Gramado, logo após o Pórtico da Várzea Grande via Taquara, fica um local chamado Le Jardin – parque de lavanda. A entrada do parque é gratuita , funciona de terça a domingo das 9h:30min às 17h:30min e tem estacionamento. Trata-se de um jardim imenso, inspirado nos jardins da Europa e dos EUA, onde você encontrará diferentes espécies de plantas, além da lavanda; há também uma lojinha onde você encontra cosméticos produzidos a partir do óleo essencial de lavanda, uma cafeteria (com uma apfelstrudel de comer rezando) e algumas plantas para você comprar. Tudo muito bem cuidado. Vale a visita!
dscn6386

Vale da Ferradura

dscn5980

A natureza da Serra Gaúcha é linda então prepare-se para uma overdose de paisagens exuberantes, vistas de tirar o fôlego e fotos de fazer inveja a qualquer mortal. Um desses lugares que visitei e gostei muito, foi o Vale da Ferradura; um lugar para quem gosta de caminhar em contato com a natureza, fazer trilhas (para iniciantes e para os mais avançados), observar a paisagem e respirar ar puro. Neste Parque, há 3 Mirantes: o do Vale da Ferradura,  o do Vale do Arroio Caçador e o da Cascata do Arroio Caçador; um mais lindo que o outro! Fica até difícil você dizer qual o mais bonito; e a vista do Vale é simplesmente inacreditável! Dá vontade de ficar horas ali só observando a perfeição daquela paisagem e das montanhas com um rio que a circunda tal qual uma ferradura; e aí você entende o nome do local: Vale da Ferradura! Além dos mirantes e das trilhas também há uma estrutura com churrasqueira, playground e lanchonete (bem modesta), mas sinceramente: com uma vista daquelas, você nem liga para todo o resto. Vale ressaltar que a entrada é paga, fica na Rodovia RS-446, km 12 em Canela e a visitação ocorre de terça a domingo, das 9h às 17h, ou seja, segunda-feira não abre.

dscn5994

Parque do Caracol

parque-do-caracol

O Parque do Caracol também estava na minha lista de lugares para visitar. Na entrada, junto ao estacionamento, tem umas barraquinhas que vendem alguns produtos como salame, vinhos, tapetes de couro (até com preço bom), artesanato local entre outras coisas. A uma curta caminhada você encontra o observatório (cobrado a parte, para quem deseja subir e ter uma visão melhor da Cascata) e consegue ver a Cascata do Caracol de lado (sem precisar pagar nada por isso); mais a frente, há o Mirante (este sim vale a pena); a entrada da Escada da perna Bamba com seus 731 degraus (que eu não fui) e o trenzinho Estação Sonho Vivo (também cobrado a parte para percorrer uma distancia de pouco mais de 700m). Além dessas opções, há também trilhas no local, mas não dava tempo, já que ainda queria visitar outros lugares. O que acho essencial neste parque é ter em mãos o mapa de le pois sem ele o passeio fica muito “perdido”. O parque fica na Rod. RS446, km zero em Canela e a visitação acontece todos os dias, inclusive feriados das 9:00h às 17h:30min; a entrada é R$ 18,00 e não aceitam cartões. Para quem não tem muito dinheiro disponível, este parque é mais em conta que o da Serra, de onde também se vê a cascata do Caracol, mas aqui não tem bondinho!

Parque da Serra

DSCN5920.JPG

 

O Parque da Serra, fica  a 500m do parque do Caracol e possui uma área de 60 hectares. Ao fundo corre o Arroio Caracol, que divide os municípios de Canela e Gramado. Neste parque, a maior atração, sem dúvida alguma, são os bondinhos aéreos. O passeio começa na Estação Central, onde acontece o embarque e desembarque. O local possui lanchonete, lojas de souvenirs e um mirante, de onde você tem uma vista incrível da Cascata e do Vale e pode tirar fotos lindas. Ao subir, você também encontra outro Mirante, um espaço que as crianças adoram com animais esculpidos em madeira pelo artista plástico Masaharu Hata que tenta reproduzir o som de cada animal e uma pequena trilha com os nomes de algumas árvores do percurso. O passeio no bondinho termina na Estação Cascata, onde você tem a vista mais bonita do passeio: a Cascata do Caracol à sua frente com sua queda d’água de 131 metros e com direito a arco-iris nos dias de sol: Lindo! Neste terceiro Mirante, fica um fotógrafo registrando as fotos dos visitantes e quem quiser, pode adquirir estas fotos lá mesmo. Vale ressaltar que todo o percurso do bondinho é cercado por hortênsias e outras flores e que vários bichos podem aparecer pelo caminho: como macacos que pulavam nos galhos das árvores como se pedissem para serem fotografados. O parque fica na Estrada da Ferradura, nº699, Caracol, Canela e fica aberto a visitas todos dias das 9h às 17h (horário de encerramento da bilheteria) e o ingresso custa R$39,00.

Bem, por hoje é só pessoal! Ainda escreverei mais posts sobre outros passeios interessantes que fiz quando visitei o Sul, aguardem!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s