Limpando seus pincéis

No post passado eu falei sobre pincéis: diferentes tipos, funcionalidade de alguns, algumas marcas de pincéis que são boas e como começar seu kit. Hoje falarei sobre a limpeza dos seus pincéis. Porque a limpeza de um pincel é muito importante para a vida útil do mesmo, mas a verdade é que nem sempre as pessoas dão muita importância para esta parte, às vezes passam meses usando um pincel sem nem ao menos, limpá-lo semanalmente (tsc tsc tsc). Isso é um erro gravíssimo!

Mas vamos logo ao que interessa: porque eu preciso limpar o pincel? Muito simples: você precisa limpar o seu pincel primeiramente por questões básicas de higiene, ou você quer correr o risco de ficar com alguma alergia no rosto causada pela sujeira do seu pincel? Acredito que não, né?!? Além disso, quando o pincel é utilizado por um longo período sem ser higienizado, há um acúmulo de produto no mesmo e esse excesso de produto pode “carregar” sua maquiagem e por último, mas não menos importante, é necessário limpar o pincel para que você mantenha a vida útil dele, já que ao usá-lo diariamente de forma incorreta e sem limpá-lo, a vida útil dele diminui sensivelmente pois as suas cerdas começam a se soltar (às vezes até grudam na make) e isso faz com que as outras cerdas fiquem mais expostas e ele vá “abrindo” no meio tal qual uma flor desabrochando. Enfim..já era o seu lindo pincel! Para você não passar por todo este sofrimento (imagina pagar mais de 300 reais em um pincel e ele estragar?), vou contar aqui como fazer para limpá-los e guardá-los.

Pois bem, existem no mercado (tanto nacional como internacional) inúmeros produtos usados para a higienização de pincéis. Eu mesma tenho vários e toda semana utilizo um diferente. limpador-de-pincel

Os produtos que mais utilizo são estes da foto acima:

  1. Makeup Brush Cleaner da marca Cinema Secrets. Essa marca é de Los Angeles  e é MARAVILHOSA e muito comum entre os makeup artists já que ela é voltada para maquiagem profissional. Portanto você encontra com mais facilidade em feiras de maquiagem. O higienizador de pincéis da Cinema Secrets é muito bom! Ele tira todo o produto e ainda deixa um cheirinho maravilhoso nos pincéis. Super recomendo! O detalhe chato é a parte do preço, pois por ser uma marca de maquiagem profissional, o preço não é popular. Mas se você quiser investir em bom produto…Se joga porque ele vale cada centavo gasto!
  2. Solução higienizadora de pincéis da Marina Smith. Esse produtinho você encontra facilmente na Sephora, é um produto brasileiro e digo: é muito bom! Comprei para experimentar e fiquei bem surpresa com a qualidade. Recomendo de olhos fechados e pra te conquistar de vez, além de bom, o preço é bem em conta!
  3. Brush cleaner da NYX. Essa marca é internacional e é bem popular lá fora, mas já é vendida aqui no Brasil. Eu comprei e testei este higienizador de pincéis da Nyx quando fui na Makeup Show em NYC e achei muito bom e o melhor de tudo é que o preço é bem amigo. O chato é que não tem loja da Nyx aqui no Rio de Janeiro, mas dá pra comprar pelo site (que é muito bacana) os outros produtos da marca, mas…infelizmente esse higienizador ainda não tem aqui no Brasil, só lá fora mesmo.
  4. Blender Cleanser da Beauty Blender. Este na verdade, não é um higienizador de pincéis e sim um higienizador de esponja, mais precisamente da Beauty Blender (aquela esponjinha em formato de cone que uso para o corretivo). Eu comprei este produto também na feira de maquiagem em NYC e foi razoável o seu preço; na verdade eu comprei só um frasco sem esperar muita coisa deste produto e me arrependi! Porque o produto é maravilhoso. Ele tem uma válvula que ao apertar sai a quantidade certa para limpar a esponja e fica limpinha mesmo. Super recomendo, mas também não vende aqui no Brasil.

Existe uma infinidade de outras marcas mas como só utilizei estes acima, preferi só falar dos produtos que já experimentei. Agora que você já sabe os produtos que uso para limpar os pincéis, você precisa saber como limpá-los, ok? Bem…para higienizar um pincel você tem de ser delicada para não danificar as suas cerdas; então nada de esfregar com força o pincel heim! Mas e se você tiver que limpar hoje/agora/neste momento os seus pincéis e você não tiver nenhum tipo de produto para isso?  Neste caso vou te dar duas dicas: você pode usar o shampoo Johnson’s baby (aquele amarelinho) para limpar os seus pincéis com água morna ou você pode fazer uma mistura de : 1 colher de sopa de azeite de oliva com 1 colher de sopa de shampoo de bebê.

Depois de misturar os dois, você deve banhar as cerdas do pincel úmido nesta mistura  e passar o pincel delicadamente em uma superfície de diferentes texturas até sair toda a “sujeira”. Existe uma luva da marca SIGMA muito utilizada para esta higienização;  infelizmente esta luva é cara, mas se você quiser investir, você pode encontrá-la no site da Sigma ou no Amazon. Agora, eu não vou mentir para você, acho a luva cara demais e resolvi experimentar com uma “luva genérica” e deu muito certo! Então se você quiser gastar pouco, eu recomendo comprar estas luvas de silicone (do tipo que usamos para cozinha) e você as encontra em qualquer loja de utilidades domésticas; eu comprei a minha por míseros 5 reais.

Depois de “pincelar” as cerdas na luva de silicone é só lavar com água morna, tirar o excesso de água do pincel passando-o em um papel toalha e pôr o pincel para secar em um ângulo de 30º para que escorra qualquer líquido existente. Em ambos os casos, o passo-a-passo do enxágue até a secagem é o mesmo.

Vale lembrar que os pincéis precisam de cuidados básicos e o modo como você os guarda também é importante! Nunca guarde um pincel com as suas cerdas para baixo, pois vai amassá-las e deformar o pincel, também evite deixar os seus pincéis em ambientes úmidos como o banheiro, porque também estraga o pincel e além disso, o banheiro é um ambiente onde circulam muitos “germes” e imagine todos esses germes em contato com o seu lindo pincelzinho e depois “passeando” pelo rosto…Imaginou?!? Pois é..Então coloque seus pincéis em um ambiente arejado, sem umidade e limpo e seja feliz! Boas pinceladas por aí…

 

Anúncios

2 comentários sobre “Limpando seus pincéis

  1. Livia 27 de outubro de 2016 / 15:52

    Adorei! Obrigada por me informar que estou fazendo TUDO errado com os meus pincéis kkkk…

    Curtir

    • fernandaramalho 27 de outubro de 2016 / 18:39

      Olha que bom você ter lido o post: agora já pode começar a limpar certinho! Bjs😘😘😘😘

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s