Moda francesa: Maje

 

Oi gente linda do meu Brasil varonil! A pergunta que não quer calar é a seguinte hoje: vocês conhecem a Maje? Não? Mon Dieu! A Maje é uma marca de prêt-à-porter (pronta para usar) francesa muito famosa na França e também conhecida ao redor do mundo. Apesar de vivermos em um mundo globalizado, entendo que nem todo mundo conhece AINDA a Maje ou já ouviu falar sobre; mas de todo modo hoje este post será dedicado somente à ela, que ocupa lugar cativo no meu seleto coraçãozinho.

Quando pensamos em Moda francesa algumas marcas ou maisons nos vêm à cabeça: Christian Dior, Chanel, Givenchy, Hermés entre outras, mas estas que citei são as Maisons de hâute-couture (alta costura) francesa e não é todo mundo que tem acesso a estas marcas, não é mesmo? Mas existem as marcas francesas de prêt-à-porter, que são marcas conhecidas, de qualidade, antenadas com a tendência de mercado e que estão bem longe de ser uma fast-fashion como Zara, H&M ou Forever 21.

Judith Milgron é a fundadora da Maje. Nascida no Marrocos, Judith e sua irmã Evelyne Chetrite passaram sua adolescência no início dos anos 90 no bairro do Sentier, um bairro não-turístico de Paris onde na época a atividade têxtil dolocal fazia um enorme sucesso. Aproveitando a fama do bairro, as irmãs decidiram investir em conhecimento nesta área têxtil e em comércio também antes de se lançar neste universo da Moda. Alguns anos depois, após ter trabalhado com sua irmã na marca da mesma (Sandro) Judith decidiu lançar sua própria marca e o nome MAJE vêm da mistura da iniciais das duas irmãs.

Após lançar um pequeno quiosque na loja de departamento francesa Printemps no 5º andar o sucesso foi inevitável. Nascia ali uma marca acessível e criativa voltada às jovens mulheres com pegada boho-chic. O segredo do sucesso da Maje naquela época foi lançar um look completo por 200 euros (algo difícil de se encontrar em Paris) e juntando ao look, rico em detalhes e bordados; uma vasta opção de bolsas, sapatos e bijoux para combinar e abrilhantar o visual. Suas peças em seda chinesa, os micropulls e as túnicas cheias de bordado definitivamente vieram para ficar. Em 2003 a primeira loja da Maje foi inaugurada na Rue du Four, em Paris. Em pouco tempo, a Maje expandiu-se para Kwait e Arábia Saudita e por toda a Europa. Hoje, já são mais de 1000 lojas espalhadas por diversos países, mas infelizmente, ainda não chegou ao Brasil.

Hoje as roupas da Maje já não são tãaaao acessíveis como antes, mas valem pela qualidade e preocupação com os detalhes nos bordados e aplicações. Eu sou suspeita para falar, pois adoro roupas com bordados delicados ou trabalhos manuais diferentes aplicados nas peças e como sabemos, tudo o que é feito à mão deve ser valorizado, pois é algo único, é uma arte e como arte, os preços refletem todo este esmero. Mas se você ficou tentada a conhecer a marca e/ou investir em alguma peça, aproveite a época de liquidação na França para se aventurar neste mundo. Posso te dizer que não vai se arrepender e possivelmente gastará MUITO menos do que fora da liquidação. As liquidações na França acontecem sempre no início do ano (janeiro) e no meio do ano (geralmente inicia-se em julho e termina no início de agosto). Foi exatamente neste período do ano em que eu estava estudando no Istituto Marangoni de Paris e arrematei um vestido Liiiiiiindo de viver da Maje com desconto de 75%! Certamente se o preço fosse cheio eu jamais teria condições de comprá-lo, mas com 75% de desconto…Agora, se você estiver por Paris e quiser saber onde encontrar a Maje outlet, anote aí na sua agenda: 4 Rue marseille, 75010 Paris (canal St Martin/Gare de L’Est, 10ème), aqui você vai encontrar as peças até mais atuais só que com descontos menores que nas liquidações de janeiro e julho.

Espero que você tenha gostado de conhecer, mesmo que de forma superficial, esta marca francesa que tanto aprecio. Acredito que a moda e a arte caminham juntas e ambas fazem parte do nosso dia-a-dia, pois contam, através do tempo a nossa história. Convido todos vocês a lerem mais sobre Moda e tenho certeza que vão se apaixonar pelo universo, que apesar de parecer fútil para todos, é um universo riquíssimo e banhado de história e conhecimento.

IMG_8965

Por hoje é só gente linda! Desejo um cheiro gostoso à todos e uma semana linda e produtiva! Lembrando sempre que para ler os posts fresquinhos é só se inscrever no blog e se você gostou deste post…dá uma curtida! Obrigada por poder dividir um pouco do meu Universo e tempo com vocês…Beijos mil!

IMG_8982

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s