Moda francesa: Kookaï

kookai-02

Oi gente linda que me segue aqui nesta blogosfera querida, tudo bem com vocês? Hoje eu voltei cheia de gás para falar um pouco sobre um assunto que adoro: moda! Na verdade, vim contar um pouquinho sobre a história de uma grife bem conhecida e bastante famosa nas terras francesas e mundo afora. A pergunta que não quer calar é a seguinte: vocês conhecem a Kookaï? Se conhecem, que bom; se não conhecem, é só me seguir que vou contar tudinho…

A Kookaï é uma grife francesa, cujo nome foi uma homenagem a um monge budista japonês. A sua história começa lá em 1983, quando a marca foi fundada pelos amigos Jean-Loiu Tepper, Philippe de Hesdin e Jacques Nataf, sem nenhum estudo prévio de marketing, apenas a ideia fixa de se aventurarem pela indústria da moda explorando um nicho de mercado pouco trabalhado: roupas de malha para as mulheres francesas mais jovens, na faixa de 25 a 35 anos.

A ideia deu tão certo que em 1986, a marca acaba se instalando no coração do bairro de Sentier, um bairro voltado à atividade têxtil, na rua Réaumur e em setembro do mesmo ano inaugura 4 lojas piloto em Paris. Já no ano seguinte, surge a “kookaïette”, uma garota-propaganda da marca que foi representada pela figura de uma jovem impertinente e que sem medir suas palavras se lança em suas aventuras e vive a vida ao máximo com o espírito jovem da sua faixa etária. Sua expansão internacional começa a tomar forma em 1989 e devido ao seu sucesso, abre algumas franquias na Bélgica, Alemanha e Itália. Loja da rua Réaumur, em paris

Após lançar sua primeira fragrância chamada “Oui-Non” par Gemey-Paris (grupo L’Oréal) em 1993, a Kookaï se junta ao grupo Vivarte (empresa francesa responsável pela distribuição de moda prêt-à-porter com mais de 17000 funcionários e também donos da Naf Naf, Caroll, La Halle entre outras) em 1996. Neste mesmo ano, ela abre suas portas no mercado Asiático (Japão, Taiwan e Hong Kong), no Oriente Médio e no Reino Unido.

Em 2008 ela lança sua vendas online, a “KOOKAÏstyle” e paralelo a este lançamento, surge a linha para meninas, expandindo sua gama de clientes, fruto da criatividade apurada de sua principal estilista: Catherine Marnata, já que a grife conta com um grupo de estilistas composto por mais de 20 pessoas.

kookai2

Mas nem só de fama vive a grife, ela também tem o compromisso ético com diversas campanhas sociais mundo afora, como as campanhas da UNICEF relacionadas à vacinação, Aids e o câncer de mama. Toda esta veia social da marca também se expande para outros campos da moda; a marca ajuda estudantes de moda em sua carreira e participou junto com a Fundação Elle, de um concurso (“Prix ELLE Solidarité Mode”) onde 3 participantes (designers) teriam a oportunidade de criar uma pequena coleção-cápsula para a marca que seria vendida em todas as suas lojas.

kookai1

Eu particularmente acho-a bem interessante e realmente bem “jovem” mas com um espírito chic-parisiense. O preço de suas peças são mais acessíveis já que o público-alvo é mais jovem e quer investir em peças dentro das tendências da moda,mas que custem um preço justo. Hoje, a marca está presente em diversos países, com mais de 190 pontos de venda na França e cresce a cada ano, aumentando assim sua participação no mercado internacional. Seus principais concorrentes hoje são: Zara e H&M. Nada mal para uma grife que começou com apenas uma ideia e muita coragem.

E vocês, conheciam a Kookaï? Contem aqui nos comentários o que acharam da marca ou se têm alguma grife francesa preferida. Espero que tenham gostado do post e se gostaram, deixem um like/curtida e não esqueçam de se inscrever no blog para ficar por dentro de tudo o que acontece aqui. Um beijo enorme e até o próximo post…

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s