Um passeio pelo CADEG

IMG_2590

Oi gente linda que me acompanha! Pensaram que eu iria deixá-los na mão hoje? Claro que não! O post tardou mas saiu! E hoje vim contar um pouquinho sobre um dos Mercados municipais mais interessantes aqui no Rio de Janeiro: o CADEG, vocês conhecem? Vamos juntos que contarei tudinho…

cadeg1Eu já conheço e frequento o CADEG faz tempo, mas percebi que muita gente nunca ouviu sequer falar sobre este local. Para os desinformados o CADEG é um mercado municipal situado em Benfica, zona Norte do Rio, o qual na época de Pereira Passos (então prefeito da cidade do RJ) era conhecido como Centro de Distribuição de produtos agrícolas e funcionava  junto à Praça Marechal Âncora, hoje conhecida como Praça XV de Novembro, próximo às barcas que fazem a travessia Rio-Niterói. Vale citar que sua inauguração aconteceu em 14 de novembro de 1907.

Com o passar do tempo e o crescimento da cidade do Rio, o local teve de ser demolido para a construção do elevado da “finada” Avenida Perimetral (esta foi demolida para a revitalização do área do Porto antes das Olimpíadas) e com isso decidiu-se construí-lo no terreno da antiga fábrica de cigarros Veado na Rua Capitão Félix, onde permanece desde 1962 (ano de sua inauguração) até os dias de hoje.

Mas do que se trata de fato este Mercado? Bem…O CADEG é um lugar onde você de tudo um pouco: desde artigos de limpeza, vestuário, hortifrutigranjeiros, restaurantes e lojas de doces, importadoras de bebidas (vinhos, cervejas, bebidas alcólicas em geral), plantas, salões de beleza entre outras opções. Mas eu particularmente adoro este lugar pelas seguintes opções: plantas e pelo bolinho de bacalhau!kkk

Quando eu digo plantas, é bom saber que aqui funciona a partir das 3h da madrugada um dos maiores mercados de flores do Rio, onde você muitas vezes negocia direto com a pessoa que plantou e colheu as plantas em exposição. É um galpão imenso com uma infinidade de plantas oferecidas à preços bem mais em conta que em todos os outros lugares (horto, mercado, lojas etc). Para quem trabalha com decoração floral é essencial a visita, mas se esta não é a sua profissão, vá para conhecer porque vale a pena, só não precisa chegar às 3h da madrugada como os profissionais da área fazem. Eu quando vou, compro muitas flores (inclusive as flores usadas na festinha do blog foram compradas ali) e chego cedo, por volta das 8h da manhã; já que o galpão das flores, especificamente, fecha cedo.

Mas o fato é que além de flores, você encontra muitas opções de plantas em vasos como árvores frutíferas, temperos, flores, suculentas, orquídeas…todas com um ótimo preço. Além de encontrar fora do galpão muitas lojas que vendem artigos para cuidar das plantas, além de terra caso necessite para o seu jardim. Lembrando que você pode ir de carro, pois há estacionamento no local e é bom que vá com um pano para forrar o carro, caso decida comprar plantas, porque senão seu carro vai ficar bem sujinho, viu!

Mas se bater aquela fome, fique tranquilo, porque aqui no CADEG o que não falta é lugar interessante para você comer. Quem quiser provar um saboroso bolinho de bacalhau indico o do Bacalhau & Cia ou o Barsa e se bater uma vontade louca por doces, dê um pulinho no Beijo & Beijo, onde você encontra tortas lindamente decoradas e bem saborosas. Mas se preferires comer algo com sustância, que tal uma costela bem servida?  A do Costelão é muito boa e vem muito bem servida. Enfim…o que não falta aqui é opção de local interessante para matar a sua fome; só não vale sair do CADEG sem provar a comida daqui!

Bem gente linda, por hoje é só! Mas volto em breve com mais novidades. Se você gostou deste post, deixe um like e não esqueça de se inscrever no blog para ler em primeira mão os post. Um beijo enorme e um ótimo fim de semana!

 

Beijo & Beijo  – LOJA DE FÁBRICA

Rua Capitão Félix, 110, Rua 9, Lojas 2 e 4.
Segunda a sábado, das 08h às 17h
Fechado aos domingos
📞 (21) 3890-0607

Costelão

Rua 04 Lojas 08/10  |   Telefone: 2589-0022
Funcionamento: Todos os dias de 12h às 17h. Confirme pelo telefone.

Barsa

Rua 04 Lojas 03 a 06  |   Telefone: 2585-3743
Funcionamento: Segunda a quinta de 12h às 16h. Sexta, sábado e domingo de 12h às 17h. Confirme pelo telefone.

Bacalhau & Cia

Rua 3 lojas 3 e 5  |   Telefone: 21 3878-2424
Funcionamento: Terça a sábado de 9h às 18h e domingo de 10h às 16h. Confirme pelo telefone.

CADEG

Rua Capitão Félix, 110 – Benfica – Rio de Janeiro
Telefones: 21 3890.0202 | 21 3526.5717
Funcionamento: Galpão(anexo) do Mercado das Flores: Segunda a sábado de 03h às 12h. Domingo: fechado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s